quinta-feira, 25 de abril de 2013


A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e diferenças étnicas que formaram o que chamamos de povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura brasileira. Naturalmente, após mais de três séculos de colonialismo português a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico étnico, todos falam a mesma língua que é o português modificado e influenciado por várias outras culturas, com  uma forte influência  cristãe, quase todos,  com largo predomínio do catolicismo. Esta "igualdade" religiosa e linguística e  é um fato raro para um país de grande tamanho como o Brasil, especialmente em comparação com os países do europeus.
Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se aos indios, europeus, africanos e asiáticos. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da musicalidade, da culinária, do folclore e do artesanato dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas, enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres portugueses e indígenas, com menor participação africana.
No Sul do país as influências de imigrantes europeus são evidentes, seja na língua, culinária, música e outros aspectos. Outras etnias, vindas do continente asiáticos contribuíram também para a cultura do Brasil, porém, de forma mais limitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário